A Receita Estadual do Rio Grande do Sul criou a Rê, uma assistente virtual para esclarecer dúvidas e prestar orientações aos cidadãos e contribuintes. O chatbot está disponível no Portal de Atendimento. O ícone dessa nova ferramenta está localizado no canto inferior direito da tela e está identificado como Fale Conosco. A Rê pode responder a diversos questionamentos sobre a administração tributária gaúcha, além de verificar o status dos protocolos de atendimento abertos pelo usuário nos canais Fale Conosco e Plantão Fiscal Virtual, bastando informar o código do protocolo (no formato PFV-000000-A0A0A).
Entre os assuntos que podem ser abordados com a assistente virtual, estão:
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
- Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA)
- Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos (ITCD).
- Nota Fiscal Gaúcha (NFG)
- Devolve ICMS
Iniciativa
O sistema robotizado é resultado de um projeto desenvolvido pela Divisão de Relacionamento e Serviços da Receita Estadual ao longo dos últimos meses. A novidade está inserida no contexto da agenda Receita 2030+, composta por 30 medidas para modernização da administração tributária gaúcha.
– Faz parte do processo de modernização e digitalização do atendimento, visando simplificar a experiência que os usuários têm dos serviços. É mais um avanço na construção do que chamamos de Receita Digital, sempre com foco em gerar valor público para a sociedade gaúcha – destaca o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Pereira.
As informações da ferramenta são baseadas em um banco de dados construído pelo fisco gaúcho, que será permanentemente qualificado e atualizado. O objetivo é incrementar a utilização de práticas de aprendizado de máquina (machine learning) e inteligência artificial para tornar as interações cada vez mais reais e efetivas para os usuários.
Portal de Atendimento
O Portal de Atendimento da Receita Estadual, lançado em junho de 2022, é um ambiente no qual os serviços e informações da instituição estão disponíveis de forma estruturada, com visual intuitivo e busca eficiente. O objetivo é que o usuário acesse a página e encontre tudo o que precisa, de maneira rápida e intuitiva, independentemente do perfil ou da necessidade. É possível, por exemplo, solicitar serviços, buscar orientações ou encaminhar dúvidas.
*com informações da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul